Prof. António Vaz Carneiro, Director do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), lança livro “Mitos e Crenças na Saúde” com o objectivo “(…) de melhorar a literacia em saúde dos nossos concidadãos, através de informação de base científica da mais alta qualidade.”, como o próprio escreve na Nota do Autor.
O evento decorreu no passado dia 11 de Abril e contou com a presença de familiares, amigos, colegas de profissão, alunos e ainda algumas de individualidades politicas e da área da saúde, nomeadamente, a jornalista Maria Elisa, o director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor Fausto Pinto, a actual deputada parlamentar do PS, Dr.ª Maria de Belém e o ex-ministro da saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, que escreveu o prefácio da obra.
A apresentação do livro esteve a cargo da Doutora Sofia Crisóstomo, coordenadora do projecto “MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde” e da Dr.ª Martina Ricci, assistente editorial na Editora Livros Horizonte. A Doutora Sofia Crisóstomo referiu que apesar de habitualmente ter uma atitude céptica em relação a este tipo de livros, ficou agradavelmente surpreendida com a forma como o Professor convida os leitores a reflectir sobre o aumento ou a redução do risco de uma doença. Segundo a própria, trata-se de um livro “útil para fundamentar as nossas opiniões e decisões em saúde”.
Antes da sessão de autógrafos, foi a vez de o autor agradecer a presença e colaboração de todos, partilhando com a audiência que se sentiu inicialmente reticente em abraçar o desafio: “No início não tinha a certeza se valeria a pena escrever um livro deste género, dada a facilidade com que vamos ao Google e obtemos informação”. De acordo com o autor, um dos motivos para a realização desta tarefa teve precisamente a ver com a quantidade de informação pouco fiável disponibilizada pela internet, que facilita o acesso a uma imensidão de dados mas que torna extremamente difícil para o cidadão distinguir a boa da má informação, levando-o muitas vezes a tomar decisões sobre saúde, baseadas em gut feelings, como é o caso dos que assumem que a vacina contra a gripe é prejudicial para a saúde; decisão totalmente desaconselhada pelo autor, quando escreve, na página 76: “E, já que falamos de gripe, vacine-se!”, no capítulo dedicado ao tratamento da gripe sazonal – A Vitamina C ajuda a evitar a gripe e pode contribuir para o seu tratamento.