Estratégia Municipal de Saúde de Almada

Almada já tem uma Estratégia Municipal de Saúde. Apresentada ao público no dia 23 de Janeiro de 2024, trata-se de um instrumento de planeamento estratégico que contempla, a nível municipal, as linhas gerais de ação e as respetivas metas, indicadores, atividades, recursos e calendário. A sua construção resultou do diálogo com peritos locais, de diferentes …

Um terço das turmas em Portugal ainda não tem acesso a fruta gratuita na escola

No total, 35,3% das turmas de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico participantes no desafio Heróis da Fruta no ano letivo de 2022/2023 não tiveram acesso a frutas ou hortícolas distribuídas gratuitamente na escola. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo realizado pela equipa de investigadores do Instituto …

Crescer na cidade ainda tem vantagens para a saúde dos jovens?

As vantagens para as crianças e jovens dos 5 aos 19 anos em viver e crescer nas cidades têm vindo a diminuir nas últimas duas décadas um pouco por todo o mundo. Quem o afirma é o mais recente estudo liderado pelo Imperial College London, publicado na prestigiada revista científica Nature, e do qual são …

Prémio distingue monitorização à distância em ambiente real

Catarina Santos, investigadora no grupo de investigação “Ambiente e doenças não-transmissíveis”, liderado por Cristina Bárbara, foi distinguida com o prémio da Sociedade Portuguesa de Pneumologia atribuído ao melhor trabalho publicado na área das doenças respiratórias durante o ano de 2022. “Telemonitoring of daily activities compared to the six-minute walk test further completes the puzzle of …

Fruta gratuita não chega a 40% das turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo

A União Europeia disponibiliza, todos os anos, 150 milhões de euros para a distribuição de frutas e produtos hortícolas nas escolas. Até 2023, Portugal irá receber mais de 17 milhões para este fim. Porém, segundo a nutricionista Raquel Martins, «a utilização da verba, que está disponível desde 2017, não ultrapassou ainda os 50%». Para a …