Decorreu no passado dia 5 de dezembro, no ISAMB, uma sessão de World Café dedicada ao tema da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) das populações imigrantes, que contou com um grupo diversificado de especialistas na área da SSR, incluindo stakeholders, de vários setores da sociedade (academia, organizações não governamentais, decisores políticos, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil). Este encontro foi organizado no âmbito do projeto de investigação FEMINA (FErtility, MIgratioN and Acculturation), que está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e pelo ISAMB, com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e que tem como principal finalidade estudar as desigualdades de saúde sexual e reprodutiva, comparando a população imigrante nascida em Cabo Verde e a população Portuguesa, através de uma abordagem multimétodo.
O World Café consiste num processo conversacional estruturado em torno de um tema, que permite a discussão em grupo e a produção de novas ideias de forma informal e interativa. Para além do diálogo construtivo, este tipo de ambiente promove ainda a aprendizagem colaborativa e a descoberta de possibilidades conjuntas de ação.
O objetivo deste World Café foi identificar e refletir sobre indicadores para monitorizar a Saúde Sexual e Reprodutiva em Portugal.
Os resultados deste World Café serão avaliados por um painel Delphi orientado para a construção de consenso sobre indicadores de monitorização da Saúde Sexual e Reprodutiva em Portugal, bem como de boas práticas que permitam a redução das desigualdades sexuais e reprodutivas.
O nosso especial agradecimento ao excelente grupo de peritos que aceitaram o desafio e trabalharam juntos para uma saúde sexual e reprodutiva mais igualitária!