O investigador do ISAMB e do Instituto Gulbenkian de Ciência Paulo Navarro-Costa falou com o 90 Segundos de Ciência sobre o seu mais recente projecto, no qual está a estudar uma rede de 800 genes de três espécies (humano, rato e mosca da fruta) para caracterizar a função destes genes e determinar o peso dos mesmos enquanto determinantes da infertilidade humana. Para tal recolheu e está a analisar grandes quantidades de dados que vão desde a sequenciação do genoma de homens inférteis até à informação disponível em bases de dados na internet.
Como contou o Doutor Paulo Navarro-Costa, “temos uma estrutura bioinformática montada que nos permite identificar quais são os genes que cada uma destas espécies expressa durante a formação dos espermatozoides. E com base nessa abordagem conseguimos identificar os genes que são comuns às três espécies e que nós acreditamos serem os mais fundamentais para o processo de formação de espermatozoides também na nossa espécie”.
O projecto encontra-se actualmente na fase de análise clínica, estando a ser analisado um conjunto de pacientes inférteis cujo genoma foi sequenciado com o objectivo de identificar alterações nos genes reconhecidos como mais importantes.