No passado dia 23 de Outubro, o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e o projecto TAKE ON juntaram-se à Associação Bandeira Azul da Europa para uma limpeza de praia.
Mais de 50 voluntários, incluindo investigadores, estudantes de medicina e de nutrição, entre outros, dedicaram a manhã de Sábado a monitorizar o lixo na praia da Rainha, localizada na Costa da Caparica. Beatas, máscaras, invólucros de palhinha, garrafas, latas, embalagens várias, esponjas, caricas, tampas, cordas, aplicadores de tampões, papel e plástico, muito plástico, sob diferentes formas, feitios e dimensões.
A iniciativa serviu também para sensibilizar os participantes, não apenas para o tipo de lixo mais comum nas praias portuguesas, e sua origem – cerca de 80% do lixo marinho provém de actividades desenvolvidas em terra -, mas também para os potenciais efeitos nos ecossistemas. Estima-se que, todos os anos, um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morram devido à poluição por plástico.