Somam-se as entidades públicas e privadas que vêm contribuindo para o debate sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável (EAS) em Portugal. Entre elas, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Grupo de Trabalho Interministerial, constituído conforme o Despacho Nº 12427 de 2016, que produziu e entregou recentemente ao Governo uma proposta de Estratégia Nacional para o EAS 2017-2025.
Estas iniciativas têm visado encontrar soluções inovadoras para o bem-estar da população mais idosa em Portugal. Para este efeito, os parceiros envolvidos têm dado destaque à forte componente ambiental presente na discussão, mais concretamente, ao tema dos Ambientes de Suporte a uma vida saudável, em todas as idades.
A CIP reforçou o seu interesse sobre esta temática ao promover a Conferência do passado dia 7 de Junho no Centro Cultural de Belém, sob a designação de Envelhecimento Ativo, uma prioridade para Portugal, que contou com a presença de um vasto leque de participantes, entre eles, o Professor Doutor José Pereira Miguel, que apresentou o seu comentário na qualidade de Coordenador da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável (ENEAS). Também no âmbito dos trabalhos dinamizados pela FCT sobre a Agenda de Saúde, Investigação Clinica e Translação, o EAS tem sido discutido.