O Congresso Internacional Eurogin 2017, que se realiza entre 8 a 11 de Outubro em Amesterdão, traduz-se numa das mais importantes conferências sobre o Papillomavírus Humano (HPV) e, este ano, conta com a participação da Equipa Científica Lusófona, no Workshop Lusófono, que irá decorrer no dia 11 de Outubro das 11h às 14h.
Maria Clara Bicho e Rui Medeiros, na qualidade de representantes nacionais, ocuparão o lugar privilegiado de Chairs a par com os seus homónimos brasileiros, Mauro Passos e Luisa Villa. Juntos, irão presidir á equipa científica, constituída por uma série de investigadores, a maioria oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa (Palop), que farão apresentações de trabalhos, em português, ligados ao tema do Papillomavírus Humano (HPV).
Esta é uma iniciativa europeia que visa sensibilizar os governos de cada país participante para a necessidade de novas práticas de prevenção e de medidas mais efectivas que estimulem a melhoria da qualidade dos serviços de saúde com intervenção nesta área.
Com o Workshop Lusófono, os investigadores tencionam ir ao encontro do objectivo proposto, identificar os desenvolvimentos científicos das patologias associadas ao Papillomavírus Humano, nomeadamente as neoplasias malignas, entre outras doenças relacionadas, tendo como base a realidade de cada país.
Para este efeito, a Organização Cientifica Lusófona conta com o apoio logístico do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, da Sociedade Portuguesa de Papillomavirus (SPPV) e aguarda o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento (PGPD), da Fundação Champalimaud e da Fundação Oriente, entre outras.