Vero Vanden Abeele, designer industrial e socióloga, é especialista em Human-computer interaction na Universidade Católica de Leuven e tem centrado grande parte do seu trabalho de investigação na potencialidade dos videojogos enquanto instrumentos de avaliação de funções cognitivas como atenção e memória.
Durante a sua visita pelo ISAMB, no dia 3 de Novembro, teve a oportunidade de dar uma palestra sobre o tema “Games for the assessment and treatment of mental health”, na qual detalhou as características que os videojogos devem possuir para serem considerados ferramentas de avaliação cognitiva, nomeadamente em contexto de: distúrbios de stress pós-traumático, depressão, ansiedade, entre outros.
A Professora Vero Vanden Abeele defende a possibilidade de usar videojogos para avaliação de défice cognitivo como complemento a testes clássicos de avaliação do desempenho cognitivo, como por exemplo o Mini-Mental State Examination (ver imagem), minimizando aspectos como ansiedade na resposta (em contexto clínico e avaliativo) e tornando a avaliação mais lúdica e intrinsecamente motivadora. Trata-se de uma linha de investigação recente ainda com pouca evidência sobre a adequação de videojogos para a avaliação cognitiva.