Os Prémios Científicos da Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, cujos resultados foram agora divulgados, distinguem quatro investigadores da Faculdade de Medicina. Os premiados são Edgar Gomes e Bruno Silva Santos. Por sua vez, as menções honrosas foram atribuídas a Osvaldo Santos e Miguel Prudêncio.
A iniciativa, resultante de uma parceria entre a ULisboa e a CGD, consiste na atribuição de um subsídio para investigação no valor de €6500 aos premiados. Criados em 2016, estes Prémios destinam-se a professores, investigadores e bolseiros de pós-doutoramento de todas as unidades orgânicas da Universidade de Lisboa. Têm como objetivo estimular a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. Desde a primeira edição, foram já concedidos 106 prémios e 106 menções honrosas.
Para Osvaldo Santos, investigador e coordenador do EnviHebLab do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL), esta menção honrosa é especialmente gratificante por premiar uma área de investigação que cruza a Psicologia da Saúde, a Psicologia do Ambiente e a Saúde Pública, evidenciando a aplicabilidade da Psicologia a outras áreas do conhecimento.
Congratulando-se pelo reconhecimento da produtividade científica global da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o investigador afirma que «o facto de um investigador do ISAMB-FMUL ter obtido também uma menção honrosa, reforça a ideia de que a medicina se enquadra, cada vez mais e necessariamente, numa perspetiva integrada de Saúde Humana e de Saúde Planetária.»
A entrega de prémios terá lugar a 28 de junho de 2022, pelas 18h30, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Na edição de 2021, serão entregues 23 prémios e 19 menções honrosas. A cerimónia estará enquadrada no programa da primeira edição das Jornadas Científicas da ULisboa, subordinada ao tema The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa.