No contexto do projecto Alhtour – Assisted Living Technologies for the Health Tourism Sector, o ISAMB convidou o Professor Bart Vanrumste, da Universidade Católica de Leuven para dar uma palestra sobre “Decision support systems for the care of older persons at home or in a nursing home”, no dia 17 de Janeiro.
Bart Vanrumste é professor na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Leuven e foca a sua investigação na integração de sensores multimodais com o objectivo de monitorizar de forma sistemática e não invasiva pessoas idosas ou doentes crónicos, em contexto comunitário ou institucional, visando a tomada de decisão atempada e efetiva em contexto de cuidados de saúde.
Aquando da sua visita, no passado dia 17 de Janeiro, aproveitou a ocasião para mostrar a aplicabilidade da engenharia na investigação em saúde, direccionada à população mais idosa. Para o efeito, apresentou projectos de desenvolvimento de ferramentas e dispositivos capazes de monitorizar automaticamente actividades do quotidiano, através de sensores de áudio e de de vídeo, com recurso a algoritmos de machine learning e inteligência artificial.
Quando questionado sobre a receptividade dos doentes expostos a este tipo de monitorização, Bart Vanrumste referiu que os familiares dos doentes têm demonstrado agrado pelo potencial destes sistemas em identificar, de forma atempada e efetiva, alterações de comportamento eventualmente associadas a deterioração da saúde.