A Professora e Epidemiologista Lora Fleming visitou no passado dia 7 de Setembro o Instituto de Saúde Ambiental e o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A Professora Lora Fleming é diretora do European Centre for Environment and Human Health da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter. É médica certificada das especialidades de saúde ocupacional e ambiental, e epidemiologista com mais de 30 anos de experiência em investigação e ensino em Exposição Ocupacional e Ambiental e Saúde Humana.
É uma investigadora reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho nas áreas da Saúde Humana, Mares e Oceanos, tendo sido premiada com os prestigiados prémios“Edouard Delcroix Prize (2013)” e “Bruun Medal of the International Oceanographic Commission (2015)” pela sua investigação e outras atividades relacionadas com os Oceanos e a Saúde Humana.
No seguimento da sua vinda ao nosso país, nos dias 7 e 8 de Setembro, para participar no Portugal Oceans Meeting 2017 que se realizou na Fundação Champalimaud, fez, a convite do Professor António Vaz Carneiro, uma breve passagem pelo Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (IMP&SP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Nesta curta visita pelo ISAMB e o IMP&SP, a Professora deu uma breve palestra em que falou um pouco sobre a sua experiência enquanto investigadora, tendo salientado a importância da investigação em Saúde Ambiental relacionada com os Mares e os Oceanos no contexto Europeu e Mundial, salientando o posicionamento estratégico de Portugal e do ISAMB para colaborar neste tipo de investigação, com potencial para captação de fundos ao abrigo do Programa Horizonte2020.
Dos vários projectos que foram abordados é de salientar o SOPHIE – Seas Oceans and Public Health in Europe, financiado através de fundos comunitários, com inúmeros parceiros, que pretende criar uma rede de stakeholders, por toda a europa, envolvidos nos Oceanos e na Saúde Humana, colocando este tema na agenda de investigação estratégica da Europa e criando um legado que permita o avanço deste campo de investigação em todo o mundo.