Alain Giami, Professor Emérito no Institut National de la Santé et de la Recherche (INSERM-France) em Paris, veio a Lisboa a convite do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) para uma sessão de trabalho com as investigadoras do projecto “Saúde e Cidadania das Pessoas Trans em Portugal”, Carla Moleiro (CIS-IUL), Violeta Alarcão (ISAMB) e Lia Raquel Neves (IMP&SP). Esta investigação, que visa dar resposta às necessidades de informação, sensibilização e formação de diversos públicos-alvo em matérias de género e de identidades de género, conta com o apoio financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
No dia 19 de Fevereiro foi ainda realizada a conferência aberta ao público em geral “”, proferida pelo Professor Alain Giami, com o apoio da organização do Programa Doutoral em Psicologia do ISCTE-IUL.
A apresentação discutiu a forma como os inquéritos realizados junto da população Trans, em vários países, têm sido usados para melhorar a visibilidade social e estatística de pessoas cujas identidades e expressões de género transgridem ou traduzem vivências fluídas e não-binárias do género.