O novo artigo “Defining a brief intervention for the promotion of psychological well-being among unemployed individuals through expert consensus” tem como autores: Osvaldo Santos, Elisa Lopes, Ana Virgolino, Miodraga Stefanovska-Petkovska, Alexandra Dinis, Sara Ambrósio e Maria João Heitor e encontra-se disponível para consulta na revista internacional Frontiers in Psychiatry, Section Public Mental Health.
Perante a evidência de que o desemprego é um factor desestabilizador da saúde mental e do bem-estar do indivíduo, o principal objectivo deste estudo foi o de alcançar um consenso entre um painel de especialistas, com diferentes backgrounds profissionais, relativamente ao desenvolvimento de um programa de intervenção sustentável e eficaz de promoção de saúde mental para a população desempregada.
Recorreu-se à técnica Delphi, inquirindo-se um painel de 75 especialistas. Estes peritos indicaram o grau de concordância (com base numa escala de Likert de 5 pontos) quanto a uma série de nuances que deveriam caracterizar o programa de intervenção. As questões colocadas tiveram na sua génese revisões de literatura sobre intervenções realizadas em comunidades de indivíduos desempregados.
Com base neste documento de consenso, a equipa de investigação desenvolveu e testou a efectividade de um programa de intervenção, breve e sustentável, para a promoção de saúde mental em indivíduos em situação de desemprego, com a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional e do Instituto de Segurança Social. Os resultados da intervenção serão submetidos para publicação muito em breve.
Parabéns equipa!