No passado mês de Junho, decorreu em Bruxelas mais um evento organizado pela iniciativa HBM4EU, o “Workshop: Linking HBM and health studies. What are possible opportunities and obstacles?”.
O workshop (com a duração de dois dias, 14 e 15 de Junho) teve como principal objectivo explorar como é que estudos de biomonitorização humana podem ser articulados com ou integrados em inquéritos de saúde (a nível populacional), de forma a maximizar a eficiência da recolha e interpretação de dados.
O evento contou com a participação de oradores de diversos países (não apenas do consórcio HBM4EU) que, entre outros aspectos, partilharam experiências de estudos conduzidos que combinaram a biomonitorização humana com indicadores de saúde (recolhidos através de inquéritos).
A Dra. Ana Virgolino participou no evento apresentando a comunicação “Commonalities and differences between HBM and health studies: Questionnaires”. A comunicação foi feita no âmbito da participação do ISAMB no projecto HBM4EU e do trabalho que tem sido desenvolvido para o Work Package 7 (Task 7.1), de identificação dos estudos que têm sido conduzidos na área da biomonitorização humana, procurando também detectar áreas em que importa investir mais, em termos de investigação básica, clínica e epidemiológica.
As principais conclusões do workshop serão integradas num deliverable do projecto, que será depois disponibilizado no website da iniciativa HBM4EU.