Candida auris é um fungo emergente resistente a várias classes de antifúngicos, associado a mortalidade elevada e resistente às soluções alcoólicas desinfectantes utilizados na limpeza de superfícies hospitalares e mãos do pessoal hospitalar e do qual nada se conhece em Portugal.
O ISAMB em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e com o Serviço de Cirurgia do Hospital de Santa Maria (HSM) vai desenvolver um estudo no SO deste Serviço, para identificação de Candida auris no ambiente e nas mãos do pessoal hospitalar da unidade amostrada.
No dia 28 de Março, a investigadora principal, a Doutora Raquel Sabino, do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA fez a apresentação do estudo ao pessoal médico e de enfermagem do Departamento de Cirurgia do HSM, no Anfiteatro Prof. Jaime Celestino da Costa. Este estudo tem como Coordenador o Prof. Francisco Antunes do ISAMB e a equipa de investigação é constituída, por parte do INSA, pelas Doutoras Raquel Sabino, Helena Simões e Cristina Veríssimo e, por parte do Hospital de Santa Maria, pelos Drs. Álvaro Sendim Pereira e Aldara Faria e pela Enf.ª Helena Bernardes, do Serviço de Cirurgia (Director – Prof. Dr. João Coutinho).
O estudo é autofinanciado, terá a duração de 12 meses, devendo ter início em Abril de 2019.