Almada já tem uma Estratégia Municipal de Saúde. Apresentada ao público no dia 23 de Janeiro de 2024, trata-se de um instrumento de planeamento estratégico que contempla, a nível municipal, as linhas gerais de ação e as respetivas metas, indicadores, atividades, recursos e calendário.
A sua construção resultou do diálogo com peritos locais, de diferentes instituições, munícipes e áreas de intervenção relacionadas com a saúde e bem estar em Almada, implica a construção, de forma participativa, de uma estratégia.
Teodolinda Silveira, vereadora da Câmara Municipal de Almada com o pelouro da Saúde, destacou a importância do envolvimento de todas as entidades na elaboração desta estratégia, “um processo amplamente participado, onde todos foram ouvidos e as suas opiniões foram refletidas no documento final”. A vereadora fez ainda questão de mencionar que a maior satisfação em todo este processo foi “sentir que tenho disponível toda esta parceria, para dar o passo seguinte que é operacionalizar esta estratégia e fazer com que os almadenses se apropriem das suas metas estratégicas, para que possamos mobilizar vontades e modificar atitudes”.