O projecto da Dr.ª Marta Salgado, aluna do Programa Doutoral em Saúde Ambiental, EnviHealth&Co, sob orientação da Prof.ª Doutora Mónica Oliveira (Instituto Superior Técnico) e do Prof. Doutor Paulo Nogueira (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Direcção-Geral da Saúde), com a tutoria empresarial da Eng.ª Anália Torres (ValorSul, SA), enquadra-se no domínio dos modelos multicritério para apoio à decisão no âmbito da saúde ambiental em ambiente urbano.
As tendências de aumento de consumo e de desenvolvimento urbano que se têm vindo a observar afectam o meio ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida. Vários estudos mostram o impacto da redução da qualidade do ar ou da escassez de espaços verdes em diversos indicadores de saúde, incluindo cancro, doenças cardiorrespiratórias ou doenças cardiovasculares.
A necessidade de um modelo de avaliação integrada que considere as múltiplas interacções entre actividades humanas, ambiente e saúde pública é cada vez mais pertinente e essencial. Existe, portanto, a necessidade de combinar evidências científicas e pontos de vista de especialistas para construir um índice de saúde ambiental relacionado com a poluição e o ambiente construído, que agregue os múltiplos factores que influenciam a saúde pública.
Os objectivos deste projecto passam por identificar potenciais factores de risco, baseados na evidência, para a saúde humana, resultantes da exposição a factores de risco ambientais. Pretende-se combinar essa informação para definir critérios de avaliação do impacto da poluição no ambiente natural e construído, na saúde populacional. A construção do índice terá em conta vários pontos geográficos da cidade de Lisboa.
Do estudo resultará um índice global de saúde ambiental que poderá ser utilizado como uma ferramenta de monitorização da saúde ambiental e para avaliar políticas ambientais.