No passado dia 16 de Outubro, dia mundial da alimentação, decorreu no hotel Tivoli Oriente, Lisboa, o workshop “Nutrição no Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono”. Este evento, promovido pela Praxair (empresa parceira do programa doutoral FCT EnviHealth&Co, promovido pelo ISAMB) teve como principais objectivos discutir as melhores práticas para o tratamento da apneia do sono, reunindo vários opinion makers desta área clínica. Entre os oradores convidados estiveram presentes dois investigadores do ISAMB, nomeadamente a Prof.ª Doutora Paula Pinto (médica pneumologista) e o Mestre Rodrigo Santos (nutricionista).

A Prof.ª Doutora Paula Pinto é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenadora da Unidade de Sono e Ventilação não Invasiva do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Na sua palestra abordou a associação, a nível epidemiológico e clínico, entre a obesidade e a apneia do sono, salientando os ganhos em saúde decorrentes da mudança do estilo de vida e da diminuição do peso corporal, factores decisivos para a efectividade do tratamento desta doença respiratória.

Por seu lado, Rodrigo Santos realçou a importância da intervenção nutricional, apresentando diferentes abordagens nutricionais de redução e controlo do peso corporal e evidência quanto à efectividade das mesmas. Foi dado especial destaque à importância de personalizar e adequar a dieta aos hábitos do indivíduo, como forma de promover a adesão à mesma e obter, consequentemente, melhores resultados, bem como a formas de promover a intervenção nutricional centrada no indivíduo.

Workshop Nutrição no Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono