Prof.ª Margarida Gaspar de Matos

A Professor Doutora Margarida Gaspar de Matos, Coordenadora do Grupo de Investigação sobre Ambientes de Suporte a Vidas Saudáveis, do ISAMB, foi uma das prelectoras convidadas do Dia da Psicologia nas Instituições Europeias, que decorreu este mês em Bruxelas.

A Professora salientou a importância de implementar programas de alteração dos comportamentos a nível comunitário, sendo necessário sensibilizar os cidadãos para a adopção de hábitos protectores do ambiente, nomeadamente que previnam e mitiguem o efeito das alterações climáticas. Salientou o papel crucial que os psicólogos podem no sentido de mobilizar os cidadãos, a nível individual, organizacional e comunitário. “Nós, como psicólogos, sabemos como ouvir as pessoas, os seus sonhos e medos, e como envolvê-las em acções criativas e transformadoras”, como adiantou ao Jornal Público.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) também esteve representada e apresentou aos Eurodeputados um conjunto de estratégias globais de sensibilização para a mudança de comportamentos relacionados com alterações climáticas.