Principais resultados dos Projectos Pen-3S e Healthy Employment

No final de 2016, os dois projectos do ISAMB (Pen-3S e Healthy Employment) que foram financiados pelas EEA Grants no âmbito do Programa Iniciativas de Saúde Pública, concluíram as suas actividades programadas, tendo sido apresentados recentemente os respectivos resultados finais.
Pen-3s  Portuguese Elderly Nutritional Status Surveillance System

Os principais resultados do Pen-3S, que foram apresentados no passado dia 21 de Fevereiro na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, permitem retirar as seguintes conclusões:

  1. É elevada a Prevalência de Risco de Malnutrição nos idosos, quer a viver em lares, quer na comunidade, que não se encontram acamados e não têm demência.
  2. É também elevada a prevalência de sintomatologia depressiva, que está associada à malnutrição.
  3. Da mesma forma, foi encontrada uma prevalência elevada de percepção de isolamento, mesmo em idosos a viver em contexto colectivo (lares).
  4. O projecto desenvolveu e validou uma ferramenta electrónica de vigilância do estado nutricional do idoso, a ser implementada em lares e nos Cuidados de Saúde Primários, com potencial de triagem e de seguimento epidemiológico e clínico de estados nutricionais de risco.

 

Healthy Employment / HE – A Mental Health Promotion Network to Build Capacity and Reduce Inequalities for Workers and Unemployed

O projecto HE teve a sua conferência final de apresentação de resultados no dia 27 de Outubro de 2016, no Auditório do INFARMED, em Lisboa, de onde se destaca o seguinte:

 

  1. O Projecto desenvolveu um programa comunitário de intervenção para promover saúde mental em contexto de desemprego. Verificou-se que uma intervenção em grupo, de curta duração, é efectiva para aumento da literacia em saúde mental, mais especificamente aumento de literacia sobre depressão e ansiedade.
  2. O estudo realizado, um ensaio comunitário randomizado controlado, mostrou também que estes aumentos de literacia se associam a ganhos de bem-estar psicológico.

Ambos os projectos (Pen-3S e Healthy Employment) visaram contribuir não só para a redução das desigualdades económicas e sociais em Saúde, mas também para o estabelecimento e reforço das relações bilaterais entre os Países Doadores e Portugal.