O que pode a comunicação fazer pela Ciência?

O ISAMB iniciou este mês as Exploratory Conferences com lotação esgotada e com Luís Veríssimo como orador.

A iniciativa “Exploratory Conferences” foi lançada este mês pelo ISAMB, sob a coordenação do investigador Ricardo Santos. Funcionará por ciclos, dois por ano, cada ciclo com duas ou três sessões. Trata-se de um “laboratório do pensamento” promotor de cruzamento disciplinar e heurístico através da reunião de investigadores, professores e profissionais de diferentes saberes científico-técnicos que de alguma forma permitam o alargar de conhecimento na área da Saúde Ambiental.

Luís Veríssimo, especialista em comunicação estratégica, é professor no mestrado da FEUC, FCSH, ESCS e foi o orador convidado para a 1ª conferência: 50 minutos 100 papas na língua, que decorreu no dia 3 de Abril no Edifício Egas Moniz. Com a sala cheia, Luís Veríssimo conseguiu reter a atenção da audiência através da apresentação de exemplos publicitários. O partner do projeto Manhattan estabeleceu o público-alvo como a prioridade de qualquer estratégia de comunicação, independentemente do sector.

Ainda sobre uma estratégia de comunicação bem-sucedida, referiu que o mais importante é captar o Insight prioritário, ou seja, a vantagem (de que forma é que aquilo que queremos comunicar acrescenta valor à nossa audiência). Segundo as palavras do palestrante “deve ser verdadeira, clara, excitante e original”. O problema da ciência é que é verdadeira e original. Falta-lhe, a maior parte das vezes, ser clara e excitante.

A próxima conferência realiza-se já no próximo dia 15 de Maio, na sala 7 de Formação Pós-graduada, no Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e será apresentada por Carlos Liz que nos irá falar sobre o hábito saudável de fazer perguntas. (Inscrições gratuitas, mas obrigatórias).