ISAMB participa no 14º Congresso da Federação Europeia de Sexologia

Decorreu entre os dias 9 e 12 de Maio, em Albufeira, o 14º Congresso da Federação Europeia de Sexologia. O evento, subordinado ao tema “From Sexology to SexologieS” foi, nas palavras da Professora Sandra Vilarinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica: “the moment to celebrate Sexology with emphasized “S”: SexologieS. A moment to celebrate Sexology as the Science of Sex from all, and for all from north to south, east, and west of Europe, and other world regions.

O ISAMB, representado pela Doutora Violeta Alarcão, participou neste evento científico com uma comunicação oral no simpósio internacional designado “Health and citizenship among trans populations. A multicentric approach: Brasil, France, Italy, Norway, Portugal”, coordenado pelo Professor Alain Giami (Paris, FRANÇA) e pela Professora Esben Esther Pirelli Benestad (Grimstad, NORUEGA).

A apresentação, intitulada “A systematic review on transgender people in Portugal: first steps into the implementation of the study ‘Health and Citizenship among trans individuals”, ficou a cargo da Professora Doutora Carla Moleiro, do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), no âmbito da investigação em parceria com o ISAMB e o Instituto Nacional Francês da Saúde e Investigação Médica (INSERM-France), com o apoio financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A comunicação teve como principal finalidade apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura que foi conduzida com o objectivo de identificar a natureza e a extensão da evidência científica existente sobre a temática trans em Portugal; e de contribuir para o mapeamento do contexto social, médico, jurídico e político trans português.

Este trabalho possibilitou uma visão abrangente das principais questões abordadas em estudos realizados com pessoas trans em Portugal e permitiu também a identificação das principais teorias e metodologias usadas para conhecer os processos de transformação de pessoas trans e sugerir novas abordagens para captar a diversidade da população trans. Pode ler o resumo desta comunicação no Livro de Resumos publicado no site do congresso.