De 24 a 28 de Setembro, decorreu em Viena, Áustria, mais uma semana de reuniões das várias estruturas funcionais do projecto HBM4EU. Os investigadores do ISAMB: Ana Virgolino, Mónica Fialho e Osvaldo Santos estiveram presentes nas reuniões de acompanhamento dos diferentes work packages nos quais o instituto é parceiro (líder da Task 7.1. Identification of existing data and data gaps e da Task 6.2: Funding mechanisms & resources for national capacity building, e parceiro na Task 11.2 Standard operating procedures and guidelines for use of existing biological samples, linking HBM and health surveys, Task 12.2 Exposure estimation from HBM data and risk characterization e Task 13.2: Health effects in humans based on birth and adult cohorts).

Doutora Ana Virgolino

Com a comunicação intitulada “Identification of data gaps“, a equipa do ISAMB apresentou em sessão plenária os resultados preliminares da segunda ronda do inquérito, que tem como objectivo mapear estudos que estão a ser realizados no âmbito deste consórcio Europeu na área da biomonitorização humana. Os resultados finais serão incluídos no relatório final do ano de 2018 que será disponibilizado no site do projecto.

Entre as muitas instituições que são parceiras nesta iniciativa, Portugal esteve bem representado com uma comitiva constituída também por investigadores da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).