ISAMB realiza avaliação do impacto na saúde de sistemas de rotulagem nutricional

Foi apresentado no passado dia 13 de Dezembro, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o relatório final do Estudo de Avaliação de Impacto na Saúde, que recomenda ao Governo a adopção de um sistema de rotulagem nutricional que ajude os cidadãos a fazer escolhas alimentares mais informadas e mais saudáveis. Os resultados mostram que a adopção de um sistema de rotulagem nutricional interpretativo faz aumentar, entre 3 a 5 vezes, a escolha de produtos saudáveis.

Promovido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, com a consultoria da Organização Mundial da Saúde, o estudo foi realizado por investigadores do ISAMB do grupo “Ambiente, Saúde Familiar e Sociedade”, coordenado pela Professora Andreia Costa, e do EnviHeB Lab, coordenado pelo Mestre Osvaldo Santos,

Em Portugal, não existe ainda qualquer recomendação por parte do Estado no sentido de adoptar um modelo específico de rotulagem nutricional simplificada, pelo que diferentes operadores económicos no mercado nacional têm vindo a utilizar diferentes sistemas de rotulagem simplificada.

Neste contexto, o trabalho realizado teve como principal objectivo contribuir com evidência científica para uma tomada de decisão mais informada no que diz respeito à recomendação por parte do governo Português para a utilização de um modelo de rotulagem nutricional simplificado único, a nível nacional.

Pode consultar o relatório do estudo aqui.

No âmbito do mesmo projecto, foi recentemente publicada uma revisão sistemática da literatura que analisou a efectividade dos diferentes esquemas interpretativos de rotulagem nutricional na parte da frente das embalagens, para escolhas alimentares adequadas  no momento da compra. O artigo, intitulado “Effectiveness of interpretive front-of-pack nutritional labelling schemes on the promotion of healthier food choices”, foi publicado no International Journal of Evidence-Based Healthcare.