Events

2022

SEMINÁRIO com Geir Gunnlaugsson e Jónína Einarsdóttir

Terça-feira | 28 Junho 2022 | 18h00

Geir Gunnlaugsson e Jónína Einarsdóttir, da Faculdade de Sociologia, Antropologia e Estudos de Folclore da Universidade da Islândia, serão os oradores do Seminário que decorrerá na próxima terça-feira, dia 28 de Junho, pelas 18h00, no Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa.

Títulos das comunicações:

 

Geir Gunnlaugsson
Implementation of Planet Youth in Guinea-Bissau​


Jónína Einarsdóttir
Urban children staying at farms during the summer months in Iceland: child trafficking or proper upbringing?

 

Jónína Einarsdóttir é professora de Antropologia e dirige a Faculdade de Sociologia, Antropologia e Estudos de Folclore da Universidade da Islândia.
É doutorada em Antropologia pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Desenvolveu um extenso trabalho de campo na Guiné-Bissau e na Islândia, e missões de menor escala em Moçambique e no Malawi. Na Guiné-Bissau, estudou o luto materno, a mortalidade infantil, o infanticídio, a amamentação e o tráfico de menores.
Na Islândia, fez investigação em torno de questões éticas relacionadas com o tratamento de neonatos extremos prematuros e as consequências do seu nascimento no quotidiano das famílias. Estudou ainda a violência doméstica, a punição de crianças, bem como o hábito disseminado no século XX de se enviarem crianças dos meios urbanos para passarem a época de verão a trabalhar em quintas. Outras temáticas do seu interesse são os Estados falidos, os sistemas de assistência e de cuidados de saúde, bem como a cólera e o ébola.

Geir Gunnlaugsson é Professor Emérito de Global Heatlh na Faculdade de Sociologia, Antropologia e Estudos de Folclore da Universidade da Islândia. É Doutorado em Pediatria (1993) e Mestre em Saúde Pública (1997) pelo Karolinska Institute de Estocolmo, Suécia. Chefiou os serviços preventivos de saúde infantil da Organização de Cuidados de Saúde Primários da Grande Área Metropolitana de Reiquiavique entre 2000 e 2009 e trabalhou como Diretor Médico/Cirurgião Geral na Islândia entre 2010 e 2014. Gunnlaugsson viveu e trabalhou durante oito anos na Guiné-Bissau e desenvolveu estudos qualitativos e epidemiológicos na Islândia e em diversos países da África Subsaariana, incluindo na Guiné-Bissau. Tem trabalho de investigação publicado em diversas áreas, como a amamentação, a mortalidade neonatal e infantil, o desenvolvimento e o abuso infantil, a rubéola, a cólera e os sistemas de saúde da Islândia, da Guiné e do Malawi. É membro do ISSOP – International Society for Social Pediatrics and Child Health, e do Research Council of the Nordic Africa Institute (NAI), em Uppsala, Suécia.

 

A entrada é livre, mas sujeita as inscrições.

Inscreva-se AQUI

 

Workshop | II Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências

O Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em colaboração da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, organiza o II Workshop de Escrita Científica e Comunicações em Conferências.

A publicação de artigos em revistas científicas com revisão pelos pares é o meio primordial para a validação e partilha dos resultados científicos e/ou tecnológicos que se obtêm numa determinada área do saber. Mas não é o único. Igualmente relevante é o papel das conferências, nacionais e internacionais, como espaço de comunicação interpares, mas também de discussão e de estabelecimento de sinergias entre investigadores com interesses comuns.

Com este workshop pretende-se ir além dos assuntos que são vulgarmente abordados nos cursos/workshops de escrita científica e focar também o papel desempenhado pela imagem na comunicação, o que implica não só o conhecimento das várias opções disponíveis para apresentar os dados consoante a sua natureza, mas também as ferramentas que podem ser usadas para este efeito. Refira-se também a necessidade cada vez mais premente da produção de graphical abstracts. Também será dado destaque aos princípios éticos em publicação e ao desafio atual que as conferências e publicações predatórias colocam à academia.

Por fim, o processo de submissão e publicação será “dissecado”, através de uma conversa, em sala virtual, entre dois editores de revistas científicas, que partilharão a sua experiência, nomeadamente os desafios inerentes à função de editor de revistas científicas indexadas e com fator de impacto. De forma a consolidar e pôr em prática os conhecimentos transmitidos durante os três dias de formação, o workshop termina com um atelier de escrita, no qual serão abordadas as necessidades individuais de escrita de cada participante.

Consulte o PROGRAMA

Inscrições AQUI

2021

Webinar | Da molécula ao medicamento

.
Organização
:  Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Apresentação: Vivemos tempos incomuns. Devido às vacinas contra a COVID-19, nunca tanto, nem por tantos e tão diversos intervenientes a temática do desenvolvimento de fármacos foi tão falada. Para isso, e em consequência disso, urge participar, com o objecto de contribuir para opiniões (bem) informadas. Para tal, esta webinar propõe-se a modesta contribuição.A vivência costumeira com os medicamentos não revela o longo e sinuoso trilho a seu montante. A perspectiva individualizante e clínica da utilização dos medicamentos encripta a quantificação do contributo e das consequências da inovação clinica para a prosperidade e desenvolvimento social. Ler mais…

Webinar | Gripe e COVID-19: A tempestade perfeita?

.
Organização
:  Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Apresentação: A pandemia pela doença por coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), e a gripe pelo vírus influenza, são agentes patogénicos diferentes, mas têm áreas importantes em comum, sendo transmitidos através de gotículas respiratórias. Assim, a adopção de intervenções não-farmacológicas, tais como a utilização de máscaras, o distanciamento físico e social e a restrição nas movimentações, poderão ter influência na incidência de ambas as infecções. Para além destas medidas, é essencial a vacinação contra a gripe, para redução do reservatório do vírus na população, a par de campanhas com foco em grupos de risco, em particular naqueles com dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Ler mais…

 

2020

Webinar | Produção de resíduos no sector da saúde

.
Organização
: ISAMB/FMUL
Coordenação: Rodrigo Santos
Apresentação: Vivemos, nas últimas décadas, um período de desenvolvimento civilizacional com avanços científicos e tecnológicos que têm proporcionado a melhoria de determinados indicadores de saúde, nomeadamente o aumento da esperança média de vida, a diminuição da taxa de mortalidade infantil, ou a diminuição do número de pessoas a viver em situação de pobreza. Apesar de se estar a observar um aumento populacional, fruto do desenvolvimento e consequentes melhorias nos indicadores referidos, tem aumentado também, pelo contrário, a prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, como por exemplo as doenças cardiovasculares, doenças do aparelho respiratório, diabetes ou cancro. Isso implica que os serviços de saúde tenham de dar resposta a um maior número de pessoas com algum tipo de morbilidade que necessitam de mais cuidados numa lógica diária ou nos momentos de agudização/descompensação da doença. Ler mais…

Conferência | Lisboa mais verde mais saudável

.
Organização
: Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Apresentação: Estima-se que 54% da população mundial vive em áreas urbanas, prevendo-se que em 2050 esta percentagem seja de 66%. Um crescimento exponencial que coloca vários desafios às cidades. Esta conferência pretende efetuar um diagnóstico da cidade ao nível das políticas ambientais, avaliar o impacto do ambiente urbano na saúde, no bem-estar da população e na economia da cidade, e ainda analisar os efeitos nocivos na saúde induzidos e acelerados por fatores de contaminação ambiental (epidemias e pandemias), procurando reduzir a sua incidência, prevenir novas ameaças e reforçar a ação neste domínio, dando especial atenção aos grupos mais vulneráveis. Programa disponível aqui. Vídeo da conferência disponível aqui.

Webinar | Environmental crisis-related inequities

.
Organização
: ISAMB/FMUL
Apresentação: Environmental crisis-related inequities webinar is organized by the Environmental Health Institute of the Faculty of Medicine of the University of Lisbon, Portugal. This event intends to celebrate the World Environmental Health Day declared by the International Federation of Environmental Health. More info here. The recorded webinar is available here.

Ciclo de webinars | Não há longe nem distância

Organização: ISAMB/FMUL e Escola Básica EB1/JI – Feijó
Apresentação: Uma pandemia! Por vezes, parece irreal. Outras vezes, surreal. Mas ela é bem real e, contra a nossa vontade, entrou impetuosamente nas nossas vidas, nas nossas casas, na nossa privacidade, obrigando-nos a alterar rotinas, dinâmicas familiares e pessoais. Desconcertados, cansados, esperançosos, optimistas, receosos, confusos, lá vamos tacteando “novos” modos de viver, para uns, e de sobreviver, para outros. Este ciclo de webinars conta com especialistas para ajudar pais e encarregados de educação, professores e educadores a entender o que é um vírus, o que é um coronavírus, como ele desafia o nosso organismo, o que a ciência tem feito, o que falta fazer, mas também para reflectir sobre os principais desafios que esta pandemia trouxe para as famílias, as crianças, a Escola, e partilhar estratégias possíveis que possam contribuir para aumentar a nossa resiliência perante estes tempos terríveis e, quem sabe, saírmos desta pandemia pessoas diferentes, mais saudáveis, mais felizes.

 

Ver vídeo                                              Ver vídeo                                          Ver vídeo

 

2019

Ciclo de Outono 2019 | ISAMB Exploratory Conferences

Tema: Liderança
Organização: ISAMB/FMUL
Coordenadores do ciclo: Joana Costa e Francisco Antunes

 

Ciclo de Primavera 2019 | ISAMB Exploratory Conferences

Tema: O que pode a comunicação fazer pela promoção da saúde ambiental?
Organização: ISAMB/FMUL
Coordenador do ciclo: Ricardo R. Santos