Avaliação de Literacia Funcional em Adolescentes de Cascais

O ISAMB criou o Observatório de Promoção de Saúde de Cascais (OPS Cascais), inserido na Estratégia Local de Promoção da Saúde do Concelho de Cascais.

O Observatório é coordenado por Osvaldo Santos, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do ISAMB, e tem por principal objectivo acompanhar a actividade do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde de Cascais, criado em Outubro de 2015, iniciativa multissectorial,  orientada para a promoção da saúde no concelho de Cascais, sob a tutela da Câmara Municipal de Cascais. A Estratégia Local de Promoção de Saúde de Cascais está organizada em quatro eixos: Educação para a Saúde, Equidade em Saúde, Contextos Favoráveis à Saúde, e Cidadania em Saúde. Foram identificados indicadores de processo e de resultados para cada um destes eixos estratégicos, que serão monitorizados regularmente pelo Observatório. Para além do relatório anual, o Observatório está a desenvolver uma plataforma com dashboards interactivos, acessível ao público em geral.

No âmbito das funções de monitorização, esta parceria inclui a realização de estudos que permitam a avaliação da saúde em algumas áreas específicas (potencialmente mais sensíveis às acções desenvolvidas pelo Fórum Concelhio). Neste sentido, será realizado um inquérito, já no início deste ano lectivo, que permitirá avaliar a literacia funcional dos adolescentes (dos 12 aos 17 anos) residentes em Cascais. O inquérito será representativo desta população, a nível concelhio.