Avaliação de dor em doentes com demência

O No dia 15 de Fevereiro, a Prof.ª Sandra Zwakhalen, enfermeira docente da Universidade de Maastricht deu uma palestra na FMUL sobre métodos de avaliação de dor em doentes com demência. Este evento enquadra-se no projecto ALHTOUR– Assisted Living Technologies for the Health Tourism Sector, em contexto colaborativo (staff-exchange) entre elementos da equipa do ISAMB e da School for Public Health and Primary Care – CAPHRI, da Maastricht University Medical Center.

Segundo a Prof.ª Sandra Zwakhalen, “A dor é comum entre os idosos com demência e é avaliada e tratada de forma diferente, quando em comparação com pessoas idosas cognitivamente intactas.” O que, geralmente, resulta em tratamento desadequado da dor, reduzindo a qualidade de vida do doente. Nesta palestra, foi oferecida uma visão geral de diferentes ferramentas de avaliação da dor, para diferentes estádios de demência.

Sandra Zwakhalen para além de Professora Associada da Faculdade de enfermagem da Universidade de Maastricht, está também envolvida em vários projectos cujo principal foco são os cuidados geriátricos. Actualmente, é uma das coordenadoras de um centro colaborativo (living lab) de cuidados continuados para pessoas idosas, na Holanda, e é membro da European Academy of Nursing Science (EANS).