ALHTOUR Summer School aposta em novas soluções para o turismo de saúde sénior

No âmbito do projecto Assisted Living Technology for the Health Tourism Sector” (ALHTOUR), decorreu entre o dia 23 a 27 de Outubro a Summer School, uma iniciativa que teve como principal objectivo a partilha de conhecimento sobre estratégias de criação de modelos de negócio direccionados para o sector do turismo de saúde em idades mais avançadas.

Esta Summer School decorreu nas instalações do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. O ICS lidera o consórcio internacional ALHTOUR, constituído pela Universidade Católica de Leuven, Universidade de Maastricht, Universidade de Macerata e, claro, a Universidade de Lisboa. Os participantes foram, na sua maioria, estudantes de doutoramento ou pós-graduados da Universidade de Lisboa e tiveram a oportunidade de criar modelos de negócio, mais concretamente soluções para o turismo de saúde, que integram componentes de alojamento, lazer e assistência personalizada em diversas áreas da saúde.

Esta primeira fase da Summer School foi conduzida por vários elementos representativos do consórcio, nomeadamente, por Carmen Vonken, Gestora de Projectos da Service Science Factory (SFF) da Universidade de Maastricht, o investigador Amílcar Moreira do ICS e o Professor Manuel Laranja do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Após dias intensos de exposição e análise de casos de sucesso, que serviram para inspirar os participantes, seguir-se-á mais uma semana de trabalho, no início do mês de Dezembro, que servirá para que os alunos optimizem o desenho dos modelos de negócio que estão a elaborar.

Esta Summer School é uma das várias iniciativas de cariz estratégico do projecto ALHTOUR. O foco do projecto é a transferência de conhecimento orientado para a criação de um Living Lab, que se centre em duas áreas fundamentais: Inovação (I&D) e empreendedorismo. A associação entre investigadores da Universidade de Lisboa e stakeholders não académicos visa um diálogo dinâmico e construtivo entre a produção de ciência e o mundo do empreendedorismo, nomeadamente na área do turismo de saúde dirigido aos mais idosos.