Actividades em hortas comunitárias: que associações com saúde e bem-estar?

O projecto de doutoramento no âmbito do programa doutoral de saúde ambiental Envihealth&Co da Arquitecta Tarsila Lampert, integra saúde ambiental com saúde pública e ambiente urbano. O projecto, intitulado “Saúde e bem-estar associados a hortas comunitárias” está a ser desenvolvido com o apoio da Arquitecta Paisagista Teresa Ribeiro, da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A. (Cascais Ambiente) e tem como orientadores a Professora Doutora Elisabete Freire, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e a Professora Doutora Joana Sousa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O desenvolvimento de ambientes urbanos que incentivem estilos de vida activos é crucial para a saúde pública. Nos últimos anos, as hortas comunitárias têm sido valorizadas devido aos seus potenciais efeitos positivos na saúde e no bem-estar. A literatura sugere que as hortas comunitárias têm o potencial de promover a interacção social, aumentar o contacto com a natureza e reforçar a importância de uma alimentação saudável. No entanto, falta evidência científica quanto aos efeitos em termos de saúde física e psicológica.

O objectivo principal do projecto é caracterizar a associação entre as actividades dos indivíduos com acesso às hortas comunitárias, geridas pela empresa Cascais Ambiente no âmbito do programa Terras de Cascais, e vários indicadores de bem-estar da população que beneficia das mesmas. Os outcomes principais serão a qualidade de vida e a felicidade. O estudo seguirá um desenho longitudinal prospectivo. É um estudo quasi-experimental, com dois braços: grupo de intervenção, composto por indivíduos que frequentam as hortas comunitárias, e grupo de controlo, composto por indivíduos em lista de espera para terem acesso às hortas. O projecto procura identificar os efeitos de uma intervenção urbana específica que potenciam a qualidade de vida urbana. Um dos resultados expectáveis será a identificação das características estruturais das hortas comunitárias que melhor promovam a saúde e o bem-estar das populações com acesso a este tipo de recurso urbano.